Pular para o conteúdo principal
B R A S I L !!!

A Petróbras descobriu reservas de petróleo na camada do pré-sal, um volume entre 30 bilhões e 100 bilhões de barris a 300 km da costa, numa extensão de aproximadamente 149 mil m2, numa profundidade de mais de 6 mil metros.
É uma riqueza nacional que bem coloca o atual Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, é “riqueza do povo, para o povo brasileiro”. Tomará que se concretize essa riqueza no dia-a-dia dos brasileiros a partir de 2020, ou melhor, desde já
(2010). Segundo o Governo a riqueza gerada pelo petróleo vai ser direcionada para diminuir as desigualdades sociais (com educação de qualidade, cultura e desenvolvimento tecnológico).
O Brasil nos últimos anos já vinha ganhando notoriedade internacional com a versatilidade e eficiência no enfrentamento das crises econômicas e no posicionamento do Governo frente às estratégias globais de estruturação de políticas comerciais e ambientais.
Com o surgimento dessa reserva de petróleo que colocará o Brasil em 4º maior produtor mundial de petróleo em 2030. Como se diz em política internacional o “jogo de xadrez (geopolítico) está mais interessante”!!!
Em 2013 a produção de óleo no país será de 3,6 bilhões de óleo ao dia (É muita “coisa” - pra quem não está acostumado com estes números).
Cabe ressaltar aqui que o Governo não pretende exportar o petróleo bruto e sim agregar valor ao óleo e seus derivados através da implantação de refinarias e indústrias, segundo informações apresentadas pelo Governo Federal.
Isso mostra que se o Governo continuar com essa linha estratégica, o Brasil vai chegar às próximas décadas como uma das potências mundiais gerando riqueza e qualidade de vida para os brasileiros.


Nota: Monteiro Lobato em 1936 já destacava a importância do petróleo para o Brasil, além de mestre nas letras era um visionário por excelência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Economia Colaborativa

A  economia colaborativa vem pra estabelecer o jogo ganha-ganha no mercado. As empresas ao ganharem produtividade no processo de produção e de prestação de serviços podem reduzir os seus custos fixos. Para Camila Haddad, pesquisadora e fundadora do Cinese, "a economia colaborativa  é construída sobre redes de pessoas e comunidades, em oposição a instituições centralizadas".    Estabelecer parcerias e relacionamentos de longo prazo ajuda a manter o negócio sustentável, como o exemplo citado: "Um exemplo é a Maschinenring, tipo de associação que atua nos setores agrícola e florestal da Alemanha com base no uso colaborativo de maquinário e na localização de capacidade excedente para fazendas e áreas de floresta."(EXPERIENCE) Temos empresas que estão se consolidando na economia colaborativa, como a UBER, AIRBNB, ENJOEI e COMPREI E NÃO VOU ...são estruturas conectivas que utilizam os interesses das pessoas para facilitar e reduzir custos. O principal ness...

Fortaleza

O trânsito de Fortaleza continua um caos, agravado por ruas esburacadas e sinalização deficiente. Apesar dos altos impostos pagos ao governo municipal, a população não tem conhecimento de contrapartida na prestação de serviços públicos. Os guardas municipais ("azulzinhos") multam de forma eficiente, mas os buracos nas ruas persistem e os prejuízos nos bolsos dos motoristas também. Cadeia Destrutiva do Bolso da População Má sinalização + ruas esburacadas + multas + acidentes = elevado prejuízo no bolso. Os problemas são múltiplos em Fortaleza, mas sem a cobrança de melhorias por parte da população, o quadro só tende a se agravar.

Portal da Inovação do MCTI

O portão da Inovação do MCTI apresenta informações interessantes para quem trabalha com Gestão da Inovação. 1. Ferramentas para inovação; 2. Editais; 3. Redes SIBRATEC; 4. Eventos e publicações; e, outras informações. http://www.portalinovacao.mcti.gov.br/pi/#/pi