CAPITAL SOCIAL: UM RECURSO A SER EXPLORADO
Para que determinada comunidade ou região possa se desenvolver de modo sustentável é necessário a presença de capital social e sua efetividade. É o que vários estudos vêm apresentando.
Capital social é um recurso que pode ser construído através da interação dos agentes internos e externos. Isso significa que a existência de uma rede de confiança, colaboração e comunicação (inter e intra-comunidades).
Supõe-se que para se obter elevados níveis de capital social tem-se que investir em capital humano (saúde e educação). É um círculo virtuoso: capital social gera capital humano, este gera aquele. De certa forma, quando o governo investe em educação de qualidade e saúde está criando “espaço social” para a formação de capital social em níveis mais elevados.
Quanto à formação de capital social, alguns estudiosos consideram que há comunidades que não possuem capital social. Essa visão é inconsistente com as observações e pesquisas realizadas em vários países. O que há são algumas comunidades que apresentam baixíssimo nível de capital social.
Cooperação, colaboração, solidariedade, rede de amizade e relacionamentos, participação cívica, normas e regras, confiança e lideranças são elementos constituintes do capital social.
De modo geral, podemos dividir os pesquisadores em “institucionalistas” (Peter Evans, Durston, Brown & Ashman, dentre outros) e “culturalistas” (Putnam, Scott, Cooke, Morgane, Coleman). Para os primeiros os agentes públicos podem dinamizar ou bloquear (reduzir) a construção de capital social nas comunidades. Para o segundo grupo, o capital social se desenvolve em comunidades ou regiões onde há uma cultura-histórico-social. Por exemplo, onde os laços de parentesco e amizades são fortes num determinado local propicia a contrução de capital social.
Suponho que cada comunidade ou região tem fator(es) específico(s) de formação de capital social. Assim como o capital financeiro-econômico. (No Iraque o fator formador de capital financeiro-econômico é o petróleo (reservas). Desse modo, em determinada comunidade, a presença forte de laços familiares poderia ser o fator de formação de capital social).
Comentários
Postar um comentário