NOVAS AÇÕES PARA SALVAR O PLANETA E AS PESSOAS.
Precisamos despertar para novos planos de convivência com o meio ambiente.
Chuvas torrenciais e grandes secas sãoprevistas, mas o que fazer em frente aos fenômenos da natureza?
Primeiro estuda-los. Segundo criar mecanismos de prevenção e amenização de efeitos catastróficos. Terceiro planejar estrategicamente saídas técnicas para reduzir as perdas humanas. No Brasil a sociedade civil não tem treinamento e logística para o caso de existência de fenômenos naturais (as forças da natureza são “imprevisíveis” e possuem uma força avassaladora). “Prevenir é melhor que remediar”.
Possivelmente passaremos a viver com fenômenos naturais com maior intensidade e freqüência. Cabe as autoridades públicas a execução de um plano de longo prazo para evitar perdas humanas e prejuízos econômicos imensuráveis.
Ver-se que nos últimos dias chuvas torrenciais atingiram o sul da China fazendo pelo menos 199 vítimas fatais e mais de 68 mil desabrigados, cerca de 1,6 milhões de hectares de terra foram inundados, os prejuízos estão em torno de R$ 11 bilhões.
No Brasil as notícias são de seca em vários municípios do nordeste ao mesmo tempo em que os Estados de Alagoas e Pernambuco enfrentam temporais que estão provocando mortes e mais de 195 mil pessoas desabrigadas, com mais de 45 municípios em estado de calamidade pública.
Plantar árvores, construir diques ao longo dos grandes rios, e, proteger os leitos e as margens dos rios são exemplos de ações que poderiam amenizar os impactos dos fenômenos naturais.
Desta forma é mister que os candidatos a presidência do Brasil tenham em sua agenda um plano de longo prazo para posicionar a sociedade civil diante das transformações do meio ambiente.
Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/755051-enchentes-matam-quase-200-na-china-68-mil-deixam-suas-casas.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/755114-sobe-para-41-total-de-mortes-causadas-pelas-chuvas-em-al-e-pe.shtml
Comentários
Postar um comentário