Pular para o conteúdo principal

Crise Mundial


O mundo está em crise. Temos três forças que estão sufocando os países: 1) Crise econômica, esta iniciada no final de 2008 e que se alastra até hoje, e, continuará dando dor de cabeça por alguns anos. Grécia, Espanha, Itália, Irlanda, Portugal e outros países europeus sofrem com corte nos orçamentos, desemprego, instabilidade econômica e ausência de líderes. 2) Para complicar o quadro, a FAO vem alertando para uma crise de abastecimento de gêneros alimentícios (África e o Oriente Médio são as regiões mais atingidas)que pode provocar fome e a elevação de preços dos produtos (milho, soja e outros. 3)O mundo passa por crise de credibilidade dos governos e de confiança social, parece um tanto filosófico esta terceira força, mas é a mais preocupante, porque sem credibilidade e confiança os passos da sociedade são incertos e ineficazes os resultados, isto significa uma estagnação econômica e social com prejuízos para todos.
No entanto apesar desse quadro dramático a humanidade tem salvação!!! A Economia da Cooperação pode contribuir para que as sociedades passem por esse período de transição onde novas tecnologias e atitudes (pensar, produzir e consumir) serão necessárias para superação das crises e desenvolvimento sustentável de nosso planeta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Economia Colaborativa

A  economia colaborativa vem pra estabelecer o jogo ganha-ganha no mercado. As empresas ao ganharem produtividade no processo de produção e de prestação de serviços podem reduzir os seus custos fixos. Para Camila Haddad, pesquisadora e fundadora do Cinese, "a economia colaborativa  é construída sobre redes de pessoas e comunidades, em oposição a instituições centralizadas".    Estabelecer parcerias e relacionamentos de longo prazo ajuda a manter o negócio sustentável, como o exemplo citado: "Um exemplo é a Maschinenring, tipo de associação que atua nos setores agrícola e florestal da Alemanha com base no uso colaborativo de maquinário e na localização de capacidade excedente para fazendas e áreas de floresta."(EXPERIENCE) Temos empresas que estão se consolidando na economia colaborativa, como a UBER, AIRBNB, ENJOEI e COMPREI E NÃO VOU ...são estruturas conectivas que utilizam os interesses das pessoas para facilitar e reduzir custos. O principal ness...

Fortaleza

O trânsito de Fortaleza continua um caos, agravado por ruas esburacadas e sinalização deficiente. Apesar dos altos impostos pagos ao governo municipal, a população não tem conhecimento de contrapartida na prestação de serviços públicos. Os guardas municipais ("azulzinhos") multam de forma eficiente, mas os buracos nas ruas persistem e os prejuízos nos bolsos dos motoristas também. Cadeia Destrutiva do Bolso da População Má sinalização + ruas esburacadas + multas + acidentes = elevado prejuízo no bolso. Os problemas são múltiplos em Fortaleza, mas sem a cobrança de melhorias por parte da população, o quadro só tende a se agravar.

Portal da Inovação do MCTI

O portão da Inovação do MCTI apresenta informações interessantes para quem trabalha com Gestão da Inovação. 1. Ferramentas para inovação; 2. Editais; 3. Redes SIBRATEC; 4. Eventos e publicações; e, outras informações. http://www.portalinovacao.mcti.gov.br/pi/#/pi