Economia Brasileira
A inflação em 2012 deve ficar entre 5,42% e 5,49%, segundo estimativas do mercado financeiro e do Copom/BACEN, essa queda na estimativa de inflação ocorreu devido à deterioração do comércio internacional.
Quanto à taxa de juros, poderá haver uma redução da SELIC, algo em torno de 9,5%, se o cenário da economia internacional confirmar recessão. Espera-se que a taxa de juros ao consumidor acompanhe esta redução!!!
Em resumo, os fundamentos macroeconômicos da economia brasileira estão sólidos, e, há uma série de eventos que ajudaram arrefecer os efeitos da crise internacional, como as obras de estruturação para a COPA FIFA 2014, eleições estaduais no final de 2012, reajuste do salário mínimo e políticas de aumento do crédito aos consumidores e governos estaduais.
Cenário Internacional
Neste momento de crise, todos os países estão analisando estratégias econômicas para que a economia não “tome” rumo indesejado/incerto.
“Em 2011, as necessidades de financiamento dos países da OCDE deverá ascender a 10,4 bilhões de dólares e irá aumentar para 10,5 bilhões no próximo ano. Este nível de dívida é superior em um bilhão de dólares face ao nível da dívida emitida em 2007, relembra a organização. “ Hugo Paula, OCDE avisa para riscos de financiamento dos países em 2012
“A economia mundial deve apresentar uma desaceleração um pouco maior em 2012, quando terá um crescimento de 2,7%, equivalente a 0,7 ponto percentual abaixo de 2011. Esta desaceleração, em boa parte, deve estar ligada à desaceleração dos países emergente, afirma a MCM Consultores.” Equipe Infomoney
Com a China não é diferente, irá ocorrer nesta semana, a Conferência de Trabalho Econômico Central, que deverá dá as diretrizes das ações econômicas para o próximo ano.
Em 2012, a estimativa é que o crescimento da China desacelere devido à redução da demanda do comércio internacional e pelo impacto da crise européia, prova disso é a trajetória de baixa das exportações chinesas nos últimos três meses de 2011.
A China está em 2° lugar no ranking mundial de crescimento econômico e deve está preocupada em manter estável o crescimento e controlar a inflação do mercado interno, isso significa que buscarão tornar mais agressiva a política de exportação de seus produtos.
Para os Estados Unidos, o ano de 2012 será de recuperação econômica. Importante saber que a economia americana, historicamente, tem apresentado forte poder de recuperação de suas atividades econômicas. Agora, é trabalhar e esperar o que vai acontecer.
A todos uma boa semana.
Fonte:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=524823
http://portuguese.cri.cn/561/2011/12/12/1s143507.htm
http://www.infomoney.com.br/economia-e-politica/noticia/2282774-2012+economia+mundial+pode+ter+desaceleracao+superior+este+ano
Comentários
Postar um comentário