O mercado brasileiro é um grande filão para as empresas nacionais e internacionais.
O mundo todo está abarrotado de oferta de produtos e serviços. É neste momento, que os consumidores devem valorizar os seus recursos financeiros e exigir melhores preços e atendimento.
É um absurdo o descaso com que algumas empresas tratam os seus clientes.
Em Fortaleza, é comum o mal atendimento aos clientes. Recentemente, ouvi reclamações de amigos cearenses e turistas sobre a má qualidade no atendimento em padarias, supermercados, restaurantes e oficinas. Por outro lado, ouvi elogios no atendimento em hotéis e serviços de táxi.
A maioria dos empresários cearenses ainda não entendeu que para a sustentabilidade do negócio é preciso criar um relacionamento de confiança com o consumidor, pois o mercado não suporta a ignorância (ignorar o cliente e suas demandas e condições).
A economia colaborativa vem pra estabelecer o jogo ganha-ganha no mercado. As empresas ao ganharem produtividade no processo de produção e de prestação de serviços podem reduzir os seus custos fixos. Para Camila Haddad, pesquisadora e fundadora do Cinese, "a economia colaborativa é construída sobre redes de pessoas e comunidades, em oposição a instituições centralizadas". Estabelecer parcerias e relacionamentos de longo prazo ajuda a manter o negócio sustentável, como o exemplo citado: "Um exemplo é a Maschinenring, tipo de associação que atua nos setores agrícola e florestal da Alemanha com base no uso colaborativo de maquinário e na localização de capacidade excedente para fazendas e áreas de floresta."(EXPERIENCE) Temos empresas que estão se consolidando na economia colaborativa, como a UBER, AIRBNB, ENJOEI e COMPREI E NÃO VOU ...são estruturas conectivas que utilizam os interesses das pessoas para facilitar e reduzir custos. O principal ness
Comentários
Postar um comentário