quinta-feira, 5 de julho de 2012

Brasil  x  Inovação 



"Quase a metade das diferenças entre os países no tocante à renda per capita e ao crescimento é induzida pelas diferenças na produtividade total dos fatores, geralmente associadas com o progresso tecnológico...Lederman e Saenz 2003) apresentam provas econométricas que sugerem que os resultados da inovação, a saber patentes per capita, são uma explicação importante dos níveis de desenvolvimento observador no mundo inteiro." (Sinopse sobre inovação nos países: Brasil/Escritório do economista principal para América Latina e o Caribe) Fonte: http://www.esalq.usp.br/esalqtec/artigos/art_001.pdf

 "As possibilidades de crescimento da economia mundial para as próximas décadas são vistas como residindo principalmente em alguns poucos países menos desenvolvidos. Países como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics) possuem tal potencial. Mais do que possibilidades de crescimento alude-se aos Brics um potencial para “mudar o mundo” tanto pelas ameaças quanto oportunidades que estes cinco países representam, do ponto de vista econômico, social e político." (ESTUDO COMPARATIVO DOS SISTEMAS NACIONAIS DE INOVAÇÃO NO BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA, CHINA E ÁFRICA DO SUL (Brics). Autores: Helena M. M. Lastres, José Cassiolato, Marcelo Matos, Marina Szapiro, Graziela Zucoloto, Priscila Koeller)

O senso comum e os estudos apontam que investir em educação gera efeitos multiplicadores em quase todas as áreas sociais, condicio sine qua non para o progresso tecnológico. Nesse contexto, o governo brasileiro vem realizando esforços, mas é preciso ser mais ousado, no sentido de reduzir as tecnoburocracias e apostar na colaboração com as indústrias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário