sexta-feira, 19 de outubro de 2012

COOPERAÇÃO E COLABORAÇÃO SÃO AS PALAVRAS CHAVES PARA A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA, SOCIAL E AMBIENTAL.


Estamos vivendo num mundo cada vez mais restrito quanto ao uso dos recursos naturais. No entanto, o sistema produtivo e financeiro continua agindo com a lógica do século passado. Desse modo, problemas como violência, drogas, fome, desabastecimento hídrico, pobreza e deficiência governamental no atendimento as demandas essenciais como educação e saúde não serão debelados, pelo contrário, nessa lógica linear, as futuras gerações sofrerão demasiadamente, com os problemas atuais e novos, que tendem a se agravar nas próximas décadas, caso não haja uma mudança de mentalidade das pessoas e de seus governantes.
A cooperação e a colaboração surgem e se consolidam como conceitos chaves para debelar problemas e ajudar as pessoas na realização dessa trajetória de transição para um novo sistema.
A cooperação e a cooperação, resumidas em um só instituto, o CAPITAL SOCIAL, irão revelar instrumentos e soluções para as crises sociais que se apresentam, pois é através do capital social que a sociedade poderá gerar uma inteligência (social) estruturada em redes que poderão promover tais processos criativos e sistêmicos.

"Estamos avançando em capacidade de produção, em nosso conhecimento humano, temos conhecimento sobre saúde, sistemas agrícolas, tudo está aumentando. Deveria haver uma classe média forte crescendo. O mundo deveria está se tornando mais justo, não menos justo. Se não consertarmos isso, teremos revoluções sociais no mundo todo. Os jovens estão insatisfeitos"
                                       Tapscott, autor do Livro Wikinomics, em  Entrevista ao Engenhar.
                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário