sexta-feira, 28 de junho de 2013

O Capital Social como recurso para o desenvolvimento de políticas de segurança e redução de crimes

As cidades estão cada vez mais violentas e o número de crimes se multiplicam. As autoridades públicas procuram reduzir os índices de crimes de todas as formas, seja aumentando o número de efetivo de policiais na rua, compra de novos equipamentos de monitoramento e vigilância através de câmeras, mas isso não tem alcançado a eficácia esperada.

Por quê ?

Suponho que o motivo seja óbvio: a ausência da participação da comunidade nesses projetos de segurança pública, ou melhor, a ausência de capital social nos bairros, nas comunidades das grandes, médias e pequenas cidades.

Para não correr o risco de ficar só na teoria e desenvolvimento de hipóteses, cito abaixo alguns exemplos que podem corroborá com a aceitação de minha hipótese.

1) O índice de violência no bairro Canaã, em Uberlândia, teve redução de 80% a partir de ações de integração e educação preventiva quanto a organização da comunidade integrada com a polícia militar.

Fonte: http://uipi.com.br/destaques/destaque-1/2013/05/17/indice-de-violencia-no-bairro-canaa-teve-reducao-de-80/

2) Redução da criminalidade no bairro Pedregal devido a integração e a colaboração da comunidade com a polícia militar, com ações de educação preventiva e organização da comunidade.

Fonte: http://www.al.mt.gov.br/TNX/imprime.php?cid=37173&sid=257

3) A integração e colaboração de diversas áreas do setor público no desenvolvimento de políticas de segurança reduziram os índices de criminalidade em vários bairros em Salvador.

Fonte: http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/salvador-registra-reducao-de-30-no-indice-de-violencia-em-abril/?cHash=278bf6ed275141bd261816338901c84f

4) A redução da criminalidade em um dos bairros mais violentos de Diadema, em São Paulo, deu-se com a articulação, colaboração, cooperação, troca de informações e soma de forças da secretária de segurança pública, associações comunitárias, utilização de mediadores locais de conflitos, empresas e universidade.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/diadema-exporta-modelo-para-reducao-de-violencia,5ffa68f40d94b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html


Ver-se que a redução da criminalidade é um problema de todos, e, a participação de todos é que pode amenizar suas causas e efeitos. Isso é construção de capital social.



Nenhum comentário:

Postar um comentário