quinta-feira, 1 de maio de 2014

CIDADES - É PRECISO INOVAR PARA MELHOR MORAR !!!


As grandes metropóles têm problemas complexos que precisam ser resolvidos. Dentre os principais problemas de uma cidade grande, podemos citar: congestionamento, violência e infraestrutura que precisa ser constantemente melhorada. 
Para Edward Glaeser, economista da Universidade de Harvard, os maiores desafios de uma grande cidade são: congestionamento, doenças contagiosas, crime e alto custo de vida. Isso é verdade. Nos últimos anos o número de veículos cresceu nos grandes centros urbanos, contribuindo para o caos urbano.
As cidades precisam de planejamento. Não de um planejamento, mas de PLANEJAMENTO com profundidade técnica e participação dos cidadãos para combater a desigualdade social, a desindustrialização , os elevados impostos, a violência urbana, falta de infraestrutura e saneamento básico na periferia e decadência do sistema de saúde.
Preciso incentivar a industrialização, a desindustrialização acabou com grandes centros americanos, por exemplo as cidades de Detroit e Seattle.
Fortaleza, capital do Ceará, conta com vários equipamentos de formação de capital humano, no entanto, precisa criar meios para que esse capital humano encontre oportunidades no mercado de forma criativa, produtiva e inventiva. A Universidade Federal do Ceará vem contribuindo de forma relevante para que o Ceará, e aí, diga-se Fortaleza possa estruturar um crescimento sustentável para os próximos 50 a 60 anos, esse prazo é dito, pois quem vai ter consciência dos frutos gerados irão ser os filhos desses profissionais que se formam hoje. Esses resultados ou frutos se traduzirão na forma de parques tecnológicos e indústrias com maior produtividade.
Outro ponto, importante, são os impostos elevados e a burocracia, é preciso descentralizar ainda mais a administração dos grandes centros urbanos. A desigualdade social e a violência urbana tem que ser combatida com ações rápidas e sustentáveis. Uma delas é a parceria com o setor privado, que abriria suas portas para o estágio voluntário de alunos das escolas públicas por um prazo de seis meses. Alunos, com aulas em período integral, teriam mais chances de se inserir no mercado de trabalho, no Ceará ou em qualquer outro lugar no Brasil.
A violência urbana, um dos desafios apontados por todos os setores da sociedade como o mais grave, pode ser reduzido através da participação dos cidadãos, das forças policiais e das autoridades judiciárias.
Por fim, a questão da mobilidade urbana, que pode ser amenizada a partir de uma saída inovadora, "o horário de verão" para evitar os congestionamentos. Por exemplo: os shoppings centers funcionariam de 12:00 h às 23:00 h, isso permitira a redução de fluxos de veículos nos horários de picos e que os trabalhadores fossem ao shopping center com maior comodidade. Outro exemplo, a mudança de horários dos órgãos municipais em 1:30 hora, período que permitira a redução do fluxo de veículos naqueles horários de picos conhecidos, como das 7:00 h às 8:30 h da manhã e 17:30 às 19:00 no entardecer. Simples medidas, grandes mudanças. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário