domingo, 22 de outubro de 2017

Economia e Sistema Tributário

O Brasil é conhecido nacionalmente e internacionalmente como um país de elevada carga tributária e desigualdade social. Os cidadãos e as empresas pagam elevados tributos com uma contrapartida não eficaz para os pagadores, além disso o sistema tributário complexo onera os procedimentos para que sejam realizados os pagamentos desses tributos. Muito bem.
Na última semana o governo de Donald Trump lançou um grande corte de impostos (Supply Side) a empresas e pessoas físicas. Segundo Steven Mnuchin, secretário do Tesouro, este é um momento histórico para a economia americana, pois considera ser esta a maior reforma tributária já realizada.
Preciso lembrar que o "pai" da Supply Side norte-americana foi Ronald Reagan que realizou, em 1981, a redução de 25% em todos os impostos. Era entendido que os impostos altos desestimulavam o emprego, os investimentos e o crescimento. Resultado: os cortes de impostos de Ronald aumentaram as receitas de impostos de 500 bilhões para 1 trilhão de dólares no final dos anos 80.
Será que Donald conseguirá a mesma façanha econômica ? O cenário favorece positivamente pra que sim. E se, SIM,.....então ele terá feito a diferença num cenário mundial no qual a economia precisa tanto de crescimento e estabilidade.
"Um sistema tributário justo não é aquele que tira dos ricos e dá para os pobres. É aquele que exige que todos joguem pelas mesmas regras"   Ronald Reagan
No Brasil......repare bem.....o entendimento é mais complexo....pois temos uma legislação tributária burocrática, complexa e que exige uma estrutura "cara" para que as empresas mantenham suas posições legais em dia e demanda dos cidadãos procedimentos igualmente dispendiosos. Agravante: as contrapartidas esperadas pelo pagamento dos elevados tributos não chegam com eficiência e eficácia nas contas dos cidadãos e empresas brasileiras elevando o chamado 'CUSTO BRASIL".
O Brasil demanda uma reforma tributária e administrativa URGENTE que tenha como objetivo simplificar o sistema e incentivar o desenvolvimento.

É isso....




Supply Side - é a teoria econômica que defende que a redução de impostos se converte em aumento de investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário