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Pesquisa e Vendas

As grandes empresas estão investindo cada vez mais em pesquisas sobre o comportamento e necessidades dos consumidores para que possam lançar produtos e serviços de modo mais assertivo e assim elevar as  vendas. "A maioria dos insights para a criação de produtos vem de pesquisas nas casas de pessoas"                                                             Patrick Aedo, Diretor de Inteligência de Mercado da P&G

Portal da Inovação do MCTI

O portão da Inovação do MCTI apresenta informações interessantes para quem trabalha com Gestão da Inovação. 1. Ferramentas para inovação; 2. Editais; 3. Redes SIBRATEC; 4. Eventos e publicações; e, outras informações. http://www.portalinovacao.mcti.gov.br/pi/#/pi

O Capital Social como recurso para o desenvolvimento de políticas de segurança e redução de crimes

As cidades estão cada vez mais violentas e o número de crimes se multiplicam. As autoridades públicas procuram reduzir os índices de crimes de todas as formas, seja aumentando o número de efetivo de policiais na rua, compra de novos equipamentos de monitoramento e vigilância através de câmeras, mas isso não tem alcançado a eficácia esperada. Por quê ? Suponho que o motivo seja óbvio: a ausência da participação da comunidade nesses projetos de segurança pública, ou melhor, a ausência de capital social nos bairros, nas comunidades das grandes, médias e pequenas cidades. Para não correr o risco de ficar só na teoria e desenvolvimento de hipóteses, cito abaixo alguns exemplos que podem corroborá com a aceitação de minha hipótese. 1) O índice de violência no bairro Canaã, em Uberlândia, teve redução de 80% a partir de ações de integração e educação preventiva quanto a organização da comunidade integrada com a polícia militar. Fonte:  http://uipi.com.br/destaques/destaque-1/201...

PLANETAS HABITADOS ??? !!!

A equação original de Drake inclui sete termos que, multiplicados, dão o número de civilizações alienígenas inteligentes que poderíamos esperar detectar na Via Láctea. Com esses novos dados em mãos, Sara Seager, do Instituto de  Tecnologia  de Massachusetts, achou que era hora de dar uma atualizada na equação de Drake. Segundo Seager, pelo menos 10 planetas habitados - não "habitáveis", mas habitados - poderão ser observados já com o  telescópio espacial James Webb , que deverá ser  lançado  em 2017 - o cálculo original de Drake resultava em 2,3. De qualquer, será possível que poderemos de fato descobrir alienígenas bem próximos de nós? "É claro que eu acho que é possível. Por que outro motivo eu estaria trabalhando tão duro?", disse ela. Com o aprimoramento das técnicas, e um monte de exoplanetas para testá-las, agora os astrônomos já estão se preparando para medir a atmosfera dos exoplanetas. A análise dos gases associados com a vida em volta dos exop...
Economia Criativa? Economia Criativa é um termo recentemente utilizado na atribuição de valor monetário a produtos oriundos da intelectualidade, criatividade e imaginação do homem, surgiu na Austrália em 1994 e consolidou-se na Inglaterra em 1997. O que é produzido por essas “indústrias criativas” é dividido em três grandes grupos: Arte e Cultura (literatura, artes plásticas e visuais, patrimônio histórico, museus, artesanatos), Mídias recentes , Mídias eletrônicas , e Software (musica, radio e TV, filmes, publicidade e propaganda) e Design (moda e arquitetura). Esses produtos devem ser reconhecidos em forma de propriedade intelectual, que pode ser em modelo de Direitos Autorais, Patentes e Marcas comerciais. Segundo Stephen B. Shepard , a economia no século XXI é caracterizada pela comercialização de idéias. A mídia, música, teatro, artesanato, design, entre outros, antes associados a valores culturais e educacionais, hoje tem sua significante participação na economia e g...

Economia Criativa

Tendo como insumo produtivo o conhecimento a economia criativa vai desde o design ao desenvolvimento de software.  O pesquisador John Howidns (2001) apresentou uma visão empresarial da transformação de princípios metodológicos para criatividade de produtos. No Nordeste, o Ceará se destaca como o maior representante do núcleo criativo sendo os segmentos mais relevantes nesse processo o de moda e os ligados a cultura. Sobre a ambiência da economia criativa, John Howidns coloca três  princípios básicos:  i) Todo mundo nasce com imaginação e criatividade; elas não são características especiais ii) Criatividade requer liberdade para pensar, se expressar, explorar, descobrir, questionar etc e iii) Liberdade precisa ter acesso ao mercado. Fonte: Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil / FIRJAN / 2012. http://www.firjan.org.br/EconomiaCriativa/VersaoImpressa/index.html#/12-13/zoomed

Economia

“Nossa prioridade é recuperar a competitividade do Brasil. Para isso, é muito importante o fortalecimento da nossa indústria. Nela estão os melhores empregos e os melhores salários. Com a indústria, conseguimos levar desenvolvimento a diversas regiões do País, distribuindo melhor os efeitos positivos que ele traz. País forte tem indústria forte e garante oportunidades iguais a todos de melhorar de vida. É para isso que vamos continuar trabalhando: para virar o jogo do crescimento a partir de 2013!”                           Paulo Skaf, Presidente da Fiesp